Meu nome é Thiago, tenho vinte e sete anos e trabalho como entregador de aplicativo. De bicicleta mesmo. É isso mesmo: chuva, sol, calor infernal ou madrugada fria, eu tô lá pedalando com a mochila nas costas entregando marmita, remédio, mercado. O problema é que maio foi cruel. Minha bicicleta – minha ferramenta de trabalho – resolveu quebrar o cubo da roda traseira. Conserto: trezentos reais. Só que eu não tinha trezentos reais. Tinha cento e vinte, contados com o troco do motel que não fui.
Fiquei trê s dias parado. Sem pedalar, sem entrar. Três dias sem faturamento. A fatura do cartão de crédito venceu. A conta de luz veio com a bandeira vermelha. E pra completar, minha mãe pediu ajuda com o remédio da pressão dela. Cento e cinquenta reais. Eu disse que sim, claro. e menti. Não tinha. Pedi uns dias. Ela disse “tudo bem, filho”. Isso doeu mais do que qualquer pernada.
Numa dessas noites de insônia, eu tava deitado no colchão no chão do meu quarto – sim, sem estrutura de cama também – rolando a tela do celular sem rumo. Grupo de entregadores no WhatsApp. A galera trocava dica de rota, reclamação de cliente mal educado e, de vez em quando, uns papos de renda extra. Um entregador mais velho, o Seu Ronaldo, mandou assim: “Quem nunca pegou um Código promocional de cassino LTC pra desenrolar um dinheiro que não tá no app?” Na hora, vários responderam com risos. Mas um ou dois falaram sério: “É real, funciona se vc tiver cabeça.”